Barra Grande é ilha de sossego entre Jeri e Lençóis


Ela já foi descoberta pelos gringos há alguns anos, mas continua sendo desconhecida da maioria dos brasileiros. Portanto, vamos começar com informações básicas. Barra Grande _ não confundir com a praia de mesmo nome na Bahia _ já foi um antigo vilarejo de pescadores, mas hoje é um dos points mundiais de kitesurfe. Ela fica a mais ou menos 5 horas de carro de Teresina, capital do Piauí. Lembra muito Jericoacoara, no Ceará, mas tem menos estrutura. Praia longa, areia fininha e fofa, mar calmo, sol e muito vento. A alta temporada no vilarejo é de agosto a outubro, quando as areias são invadidas por estrangeiros e o mar fica tomado por kitesurfistas.


Eu estive em Barra Grande em maio e estava tudo bastante deserto. Muito pouco movimento. Tudo ainda é bem rústico. As pousadas estão concentradas basicamente em uma só rua (foto), tem alguns bares e restaurantes. Definitivamente é um lugar para quem procura sossego. Não precisa de carro para se locomover no povoado. O ideal é fazer tudo a pé.


Como a maioria das praias isoladas, chegar até Barra Grande não é simples. São cinco horas de viagem de carro a partir de Teresina. De ônibus, o caminho é ainda mais demorado. Por incrível que pareça a estrada é ótima. Asfalto e sinalização, novinhos. O problema são os animais. Eles estão por toda parte. Um convite a acidentes. Bode, vaca, cachorro, jegue, cavalo...


Depois de aproveitar a praia em Barra Grande, você pode fazer alguns passeios. O que mais gostei foi a visita ao Delta do Parnaíba. Tivemos que ir até a cidade de Parnaíba e, de lá, pegar uma lancha que faz o passeio regular pelas ilhas do arquipélago. É uma imensidão de dunas e mangues.




O que achei interessante foi a diversidade de paisagens. Minutos depois de sair das dunas, seguimos alguns igarapés e já estávamos num cenário completamente diferente, com mangues e caranguejos aos montes.




Durante o passeio há uma parada para o almoço. O meu foi num restaurante na Ilha das Canárias. 

Praia da Ilha das Canárias
Leia também...
Caraíva coroa trio de sossego no sul da Bahia

Comentários

Mais vistos