Santo Domingo atrai por passado e caverna


Primeira igreja fundada pelos espanhois no "Novo Mundo"
A porta de entrada na República Dominica para a maioria dos visitantes é a capital, Santo Domingo. A cidade tem um título importante: é a mais antiga fundada pelos espanhois na América. As fachadas na Zona Colonial de Santo Domingo _ como eles chamam a área mais turística _ lembram, com um certo ar nostálgico, os tempos da colonização. 

Ruas no centro da capital dominicana
A nostalgia tem razão de ser. Hoje caminhar por essa área, a mais antiga da cidade, é se deparar com prédios mal cuidados, pobreza e violência. Fiquei apenas dois dias em Santo Domingo, o suficiente para dar conta do centro histórico e visitar o Parque Nacional Los Tres Ojos, na verdade, uma caverna encravada no meio da cidade. Um passeio imperdível.

Um dos lagos da caverna Los Tres Ojos em Santo Domingo

O local mais visitado no centro da cidade é a catedral de Santo Domingo, a primeira igreja fundada no continente. Santo Domingo fica à beira-mar, mas esqueça pegar praia na cidade. Não há. O mais apropriado é curtir o dia ou a noite no calçadão em frente ao mar do Caribe. A culinária dominicana é típica criola, muito bem temperada.

Caminhar pela Zona Colonial é o melhor jeito de conhecê-la. As ruas são estreitas e circular por lá de carro é estressante. Aliás o trânsito em todo o país é bem caótico pela falta de sinalização e educação dos motoristas. Outro cuidado que aprendemos rapidamente em Santo Domingo foi nunca deixar o carro estacionado na rua durante à noite. São grandes as chances de ele amanhecer sem retrovisores, calotas dos pneus... furtos parecem fazer parte da rotina dos dominicanos, especialmente nas áreas turísticas.

Detalhes internos da catedral de Santo Domingo
Flagrante do cotidiano dominicano
Garoto caminha na beira de estrada 


PARQUE TRES OJOS 

A cerca de meia hora de carro da Zona Colonial da cidade chegamos ao Parque Nacional Tres Ojos (Três Olhos). Ele tem esse nome por causa de três grandes lagos dentro de uma caverna. Em dois deles, a água ganha uma coloração azul, azul, azul. É proibido o banho em qualquer parte
.
Primeiro lago no trajeto de descida para a caverna no parque Tres Ojos

Um tipo de balsa leva até o último lago da caverna

Detalhe dos paredões que formam a imensa caverna urbana
A descida para cada nível da caverna é feita por escadas, bem sinalizadas e seguras. O ponto alto do passeio é a chegada ao último lago. A sensação é de estar em plena selva em um cenário estonteante.

Visão de cima do último lago do parque: cenário jurássico em plena área urbana


LEIA TAMBÉM:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pantanal supera incêndio e encanta com diversidade

Lençóis maranhenses: pé no chão e mochila nas costas

Bogotá usa passado colonial para promover cultura e gastronomia