Lado B da República Dominicana




As praias mais conhecidas da República Dominicana ficam no litoral sul, na costa de Punta Cana. São balneários com grandes resorts e hotéis all inclusive. Mas a República Dominicana tem um lado B quando o assunto é sol, mar e sossego. Ele fica no litoral norte do país, que tem como principal point a praia de Cabarete, um paraíso de velejadores e kitesurfistas. 

Aqui o clima é o oposto de Punta Cana. No lugar da ostentação dos megaresorts, a orla tem hotéis menores e pousadas no legítimo estilo rústico praiano, sem deixar o conforto de lado. O mar é azul também, mas é o Atlântico e não o mar do Caribe. 

À noite, a faixa de areia fofa e branquinha, que durante o dia foi ocupada por espreguiçadeiras e bagalôs, ganha um charme a mais, quando os restaurantes à beira-mar acendem suas luminárias e velas e colocam mesas e sofás na areia para o jantar. Sob as palmeiras, música ao vivo, uma brisa deliciosa e frutos do mar no prato completam o ambiente. São muitos restaurantes em sequência e dá para experimentar um a cada noite. 

A praia é longa e larga, e os velejadores e surfistas não chegam a atrapalhar o sossego de quem quer apenas sombra e água fresca. A alta temporada do kitesurf e windsurf é de junho a agosto. Nessa época, Cabarete fica lotada de estrangeiros.



Para caminhar, o lugar também é ótimo. Bastam alguns minutos para se afastar a área mais movimentada e desfrutar da beleza e calmaria de trechos desertos de Cabarete. 






O por-do-sol em Cabarete acontece numa posição privilegiada. Adoro quando podemos ter o mar espelhando esse momento do dia. Já percebeu como isso não é muito frequente nem mesmo nas praias?






A vila de Cabarete é animada e com boa estrutura de comércio, como lanchonetes, sorveterias, cafés, bancos, farmácias e supermercados. 


COMO CHEGAR

Há um aeroporto bem próximo de Cabarete a uma distância de cerca de 20 km (Puerto Plata).  Mas não há voos diretos do Brasil. Então, e preferi ir por Santo Domingo, capital da República Dominicana. De lá, alugamos um carro e, em cinco horas, chegamos a Cabarete.




LEIA TAMBÉM:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pantanal supera incêndio e encanta com diversidade

Lençóis maranhenses: pé no chão e mochila nas costas

Bogotá usa passado colonial para promover cultura e gastronomia