Galícia: onde a Espanha é quase Portugal

Catedral de Santiago de Compostela, capital da Galícia
A Galícia é a porta dos espanhóis para o Atlântico e também é chamada de Espanha verde, por conta de seus cenários naturais. Fica bem pertinho da fronteira com Portugal e reúne de monumentos culturais reconhecidos pela Unesco a centros de peregrinação e fé. Mar e montanha disputam a preferência dos visitantes, que aproveitam os preços mais em conta do que em destinos famosos como Madrid e Barcelona. A cidade mais visitada da Galícia é a charmosa e religiosa Santiago de Compostela. Quem chega a Galícia, pela primeira vez, estranha o idioma, uma mistura do espanhol com português: o legítimo galego, que deixa tudo muito mais fácil para os brasileiros.  
A Galícia é reconhecida pela boa gastronomia, forte em frutos do mar e peixes, e pela variedade de vinhos. Há opções de hospedagem tão curiosas como um antigo hospital - com toda a comodidade de um cinco-estrelas, óbvio (Hostal dos Reis Católicos, em Santiago de Compostela).


A região é pequena e pode ser conhecida de carro em cinco ou seis dias. São quatro províncias (Pontevedra, La Coruña, Lugo e Ourense). Eu visitei as três primeiras. 
A diversidade de cenários é um dos principais atrativos da Galícia. Num mesmo fim de semana pode-se curtir um dia de sol nas famosas rías galegas - como os espanhóis chamam as praias formadas no encontro dos rios com o mar - e relaxar nas montanhas, em chalés para lá de charmosos no meio de florestas de eucaliptos. E o melhor é que esses cenários tão distintos ficam a apenas três horas de carro um do outro.
Eu comecei a viagem pela cidade de Pontevedra com suas vielas charmosas, bons restaurantes e vida noturna relativamente animada. 
Centro de Pontevedra
Um passeio bacana é conhecer a cidade de Guardia, à beira do Atlântico e do rio Minho, que divide Portugal e Espanha. Ali fica o sítio arqueológico Castro de Santa Trega, ruínas de um povoado galego-romano descoberto no início do século passado durante escavações. Além da atração histórica, o lugar oferece uma vista incrível da exuberância do Atlântico. 
Guardia, às margens do Atlântico e do rio Minho

Castro de Santa Tegra
Baiona é outra cidadela que merece ser visitada, perto de Vigo, outra grande cidade da província de Pontevedra. Aqui, o recomendável é caminhar com calma pelas ruas estreitas, escolher uma das várias tabernas para tomar uma taça de vinho e apreciar o legítimo presunto pata negra. Baiona também está bem próximo de Portugal e respira mar. 
Porto de Baiona

Ruas cheias de restaurantes e bares

Luminárias dão charme extra à noite às vielas de Baiona

Culinária com forte tradição em frutos do mar
Outra parte do litoral que vale uma visita é a Ría de Arousa, na cidade de Cambados, ainda na província de Pontevedra. Uma das atrações é a ruína de uma igreja gótica mais antiga que o Brasil. É impressionante como, apesar de bastante destruída, dá para ver detalhes da arquitetura. 



Já na província de Lugo, está a única muralha romana preservada no mundo. O monumento foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2000. Intramuros os visitantes encontram uma cidadela que parece parada no tempo, exceto pela agitação da vida noturna. Estudantes e turistas disputam mesas e balcões para saborear tapas, regadas a cerveja e vinho.

Três horas são suficientes para um passeio proveitoso. Não deixe de andar sobre os muros, como faziam, diariamente ao meio-dia, os sacerdotes que viviam na cidade em meados do século 18. De cima é possível ter uma boa noção da grandiosidade da obra e do contraste entre a cidade moderna e a antiga. O acesso é livre e por meio de rampas e, em dias ensolarados, o passeio fica especialmente prazeroso.
Lá embaixo, o passado da velha Lugo também se revela em cada viela. Ainda hoje são descobertas ruínas da cidade antiga no meio de uma nova obra. Muitas delas estão conservadas e o turista pode visitá-las.

Normalmente, essas construções ficam no subsolo dos prédios, como a Casa dos Mosaicos, onde é possível ver pisos e paredes das casas dos antigos romanos endinheirados. Legados da arquitetura barroca, gótica e romana convivem lado a lado. Vale visitar também a Igreja de São Francisco e o Museu Provincial, com interessantes peças romanas.

O último trecho da viagem foi na província de La Coruña para visitar a imponente Santiago de Compostela. Não precisa ser peregrino para descobrir os encantos da capital da Galícia e destino de grande parte turistas que visitam a região. Peregrino, aliás, é minoria. A maioria vai mesmo para desfrutar da cidade, conhecer seus monumentos - o mais importante é a Catedral de Santiago - e curtir os restaurantes.

Conta a lenda que no ano de 813, o eremita Paio descobriu o túmulo do apóstolo Tiago. Ele teria sido decapitado na Palestina e seu corpo posto numa barca de pedra até a Galícia, já que Tiago havia sido o responsável pela evangelização do norte da Península Ibérica. Nove séculos depois, sua tumba teria sido encontrada, dando início ao fenômeno da peregrinação.

São cinco os caminhos que levam a Santiago de Compostela. O mais tradicional é o francês, que começa nos Pirineus. São cerca de 800 quilômetros, que, com muita disciplina, os viajantes cumprem em 40 dias a pé. Mas é cada vez mais comum ver grupos de bicicleta e a cavalo no caminho.


Todas essas tribos, mais os que chegam de carro e ônibus, encontram-se na praça da Catedral de Santiago, movimentada a qualquer hora do dia. Uma visita à igreja, com seu interior em estilo românico e a fachada barroca, é uma experiência valiosa. Há confessionários em diversos idiomas e a famosa missa do peregrino ocorre diariamente ao meio-dia.
Um passeio imperdível é caminhar sobre os telhados da catedral e ver Santiago de cima. A visita deve ser agendada. Clique aqui. Dali de cima você tem uma idéia dos 23 mil metros quadrados do complexo da catedral.
Vista do telhado da catedral 



Se você não é nada religioso, acredite, também voltará encantado de Santiago. Vale a pena dedicar um bom tempo à localidade e conhecer cada canto do centro histórico. Santiago é uma cidade universitária e, por isso, durante a semana, o que não falta é animação nos bares e boates. Come-se muito bem em Santiago. A Rua dos Francos tem a maior concentração de bares e restaurantes e é uma dica para quem busca diversão.
Se for à cidade de carro, faça uma parada no Cebreiro, um vilarejo a 1.300 metros de altitude com casas de pedra e telhado de palha, a primeira cidade da Galícia no caminho francês de Santiago de Compostela.

Trecho do caminho de Santiago



E se depois de tudo isso ainda sobrar disposição, uma opção é sair do centro histórico e caminhar pela Santiago moderna. Ruas arborizadas e parques são um convite para bater perna sem destino.


Leia também...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pantanal supera incêndio e encanta com diversidade

Lençóis maranhenses: pé no chão e mochila nas costas

Bogotá usa passado colonial para promover cultura e gastronomia